Páginas

sexta-feira, 4 de março de 2011

Quem é o Noé

“O CARA”

Quem conhece o Noé, sabe que, se existe um brasileiro que não desiste nunca, ele é 
“O Cara”. Há 30 anos atrás, uma trombose no intestino o deixou hospitalizado por 72 dias, dos quais, cerca de um mês ficou internado na UTI. Neste período, passou por 7 complicadas cirurgias. Médicos e familiares temiam pelo pior, mas o paciente, apesar de todo o quadro clínico desfavorável, reagiu e se recuperou.  As seqüelas deixadas
pelas intervenções contra a  trombose foram as doses diárias de anti-coagulante e a retirada de sete metros de intestino, nada que o impedisse de levar a vida com normalidade. Os anos se passaram e tudo estava sob controle até que em 2001, num exame de sangue rotineiro, Noé ficou sabendo que era portador do vírus da hepatite C, provavelmente contraído em uma das várias transfusões a que foi submetido quando ficou internado.
A notícia foi um choque, mas, no decorrer dos dias, Noé e a família assimilaram o impacto. Com acompanhamento médico, sua condição geral era muito boa e mesmo as restrições impostas pelo tratamento (proibição de carne vermelha e de bebidas alcoólicas), em nada alteraram sua disposição e bom humor. Dez anos se passaram sem maiores traumas, até que, em meados de 2010, os sintomas da doença começaram a aparecer e a debilitar progressivamente sua saúde. No início deste ano, após passar por uma encefalopatia aguda, seu médico lhe informou que, sem um transplante, sua situação só se agravaria e não lhe restaria muito tempo de vida.
O Brasil é uma das referências mundiais em transplante de fígado e tal revelação não seria tão dramática, não fossem as particularidades problemáticas que Noé herdou de sua internação pela trombose, há 30 anos atrás. Segundo seu médico, um infectologista de referência nacional em sua área, por conta do comprometimento dos seus órgãos internos, a única chance de vida de Noé é o transplante multivisceral, técnica realizada com sucesso no Clarian Transplant Institute, da Universidade de Indianápolis, Estados Unidos, a um custo elevadíssimo. Sob impacto de tal diagnóstico, Noé e família mais uma vez não se deixaram abalar pelos enormes desafios exigidos pela empreitada e firmaram um pacto de vida: Se existe uma chance real, ela será tentada. Foi assim, com essa firme decisão e o inestimável apoio da família e dos amigos que nasceu esta Campanha, que tem como maior motivação, a contagiante vontade de vida de Noé.

BOLETIM MÉDICO PELO PRÓPRIO PACIENTE:



CARNAVAL SOLIDÁRIO



Para os amigos que não forem viajar neste feriado de carnaval, a família volta a lembrar a importância de se conseguir doadores para repor o estoque no Banco de Sangue do hospital. E mesmo para quem for viajar, o pedido fica valendo para quando voltarem. Doar é um gesto de amor que faz bem para a alma de quem dá e para a saúde de quem recebe.

 Os doadores levam um coração de lembrança.

Leia informações sobre os procedimentos nas postagens anteriores.

Mais uma vez, a família agradece. De coração.



   

quarta-feira, 2 de março de 2011

Bálsamo Benigno

Bálsamo Benigno

O bom atendimento hospitalar, a assistência de bons médicos e o apoio da família e amigos são fatores fundamentais para uma boa recuperação. Felizmente Noé está amparado por todos os lados e a cada dia sua melhora é notável. A perspectiva da viagem para a realização do transplante também é uma motivação importante. Além de todos esses benefícios, ter os cuidados e carinhos constantes da esposa, companheira de longa data neste período de internação é como um bálsamo benigno.


Como diz aquela velha canção: “Tudo que você precisa é de amor”


The Beatles - All You Need is Love


Amor, amor, amor
Amor, amor, amor
Amor, amor, amor

Não há nada que você possa fazer que não possa ser feito
Nada que você possa cantar que não possa ser cantado
Nada que você possa dizer, mas você pode aprender como jogar o jogo
É fácil

Nada que você possa fazer que não se possa fazer
Ninguém a quem você possa salvar que não possa ser salvo
Nada que você pode fazer, mas você pode aprender como ser com o tempo
É fácil

Tudo o que você precisa é de amor
Tudo o que você precisa é de amor
Tudo o que você precisa é de amor, amor
Amor é tudo o que você precisa
Amor, amor, amor
Amor, amor, amor
Amor, amor, amor

Tudo o que você precisa é de amor
Tudo o que você precisa é de amor
Tudo o que você precisa é de amor, amor
Amor é tudo o que você precisa

Não há nada que você possa saber que não possa ser conhecido
Nada que você possa ver que não possa ser visto
Nenhum lugar onde você possa estar que não seja onde você quer estar
É fácil

Tudo o que você precisa é de amor
Tudo o que você precisa é de amor
Tudo o que você precisa é de amor, amor
Amor é tudo o que você precisa

Tudo o que você precisa é de amor
Tudo o que você precisa é de amor
Tudo o que você precisa é de amor, amor
Amor é tudo o que você precisa
Amor é tudo o que você precisa
Amor é tudo o que você precisa
Amor é tudo o que você precisa
Amor é tudo o que você precisa
Amor é tudo o que você precisa
(Ela te ama, yeah yeah yeah!)

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O que é a campanha

Ação Pela Vida
Este é o blog da Campanha de Arrecadação de Fundos para cirurgia de Transplante Multivisceral de Noé Rolli, no Clarian Transplant Institute (http://surgery.medicine.iu.edu/sections/transplant-surgery/), da Universidade de Indianápolis, Estados Unidos. Infelizmente este tipo de procedimento ainda não é realizado no Brasil.
A família e amigos de Noé firmaram um Pacto Pela Vida e estão mobilizados em diversas ações para arrecadar a quantia necessária para que ele possa fazer a cirurgia nos Estados Unidos.

Além da venda de um apartamento em São Caetano do Sul,
estamos rifando uma casa na Praia Grande, litoral sul de SP.
Com sorteio pela loteria federal, cada bilhete tem o valor de 250,00 Reais e dará direito a concorrer a 4 números no sorteio do dia 29 de junho de 2011 ao imóvel avaliado em 150 mil Reais.

A venda dos bilhetes será feita pessoalmente por parentes e amigos envolvidos na campanha. Caso você queira comprar um bilhete, mas esteja distante dessa rede de ação, envie uma mensagem para acaopelavida.noe@gmail.com e lhe informaremos os meios para que o bilhete chegue até você. 
Agradecemos sua visita e esperamos contar com sua torcida neste desafio pela vida.

O que é o Transplante Multivisceral
Transplante Multivisceral é a técnica cirúrgica em que três ou mais órgãos abdominais – estômago, intestino delgado, pâncreas e fígado – são transplantados juntos, de uma só vez. Indicado nos casos de doenças extremamente graves do aparelho digestivo, esse procedimento é uma das únicas alternativas terapêuticas para pacientes com altíssima probabilidade de morte em curto prazo (dois ou três anos).
O pouco conhecimento das pessoas sobre esse tipo de transplante faz com que se confunda o Transplante Multivisceral com o de múltiplos órgãos. Na verdade, a única semelhança está no fato de que, em ambos, um mesmo receptor recebe vários órgãos. O Multivisceral tem como diferencial técnico o transplante em bloco, enquanto o de múltiplos órgãos é realizado com o transplante de um órgão de cada vez.
Os primeiros transplantes em bloco de órgãos abdominais foram feitos na década de 80 nos Estados Unidos. Nos últimos 10 anos, com o avanço das técnicas cirúrgicas e o aprimoramento dos medicamentos contra rejeição, o procedimento passou a apresentar excelentes resultados. Levantamentos de centros médicos norte-americanos mostram que, um ano após terem sido submetidos ao Transplante Multivisceral, 70% a 80% dos pacientes apresentam qualidade de vida muito boa.

A Casa da Praia


A casa da Praia fica na Rua Mário Daige, 518, Praia Grande - São Paulo.
Casa mobiliada, com 2 dormitórios, sala, cozinha, 2 banheiros e churrasqueira em área coberta.

















Noé caminha pelo trecho da praia próximo da casa.

Boa Sorte!




SOMANDO FORÇAS

Qualquer ajuda é importante e será bem vinda.
Para receber colaborações de qualquer valor,
criamos uma conta para a Campanha de Ação Pela Vida:

Banco Bradesco

AGÊNCIA: 296 - 8

CONTA POUPANÇA : 1009090 - 3

A família agradece a solidariedade.


Boletim Médico

No momento Noé está internado no Hospital Oswaldo Cruz, onde realiza uma série de exames preparatórios para o transplante. Felizmente seu estado de saúde é bom e segundo o relatório do seu médico, Dr. Maurício Barros, da Clínica Pro-Fígado (http://www.profigado.com.br/), em breve ele estará em plenas condições
para a viagem de transplante. Todos os prognósticos e o próprio estado de ânimo do paciente nos motivam ainda mais nesta batalha pela vida.

Doação de Sangue

Durante seu período de internação, Noé Rolli precisou fazer algumas sessões de Hemodiálise e por essa razão, o Hospital pede para a família que consiga doadores para repor o estoque em seu Banco de Sangue.
Se você quiser ser um doador, basta se dirigir ao Banco de Sangue do Hospital Oswaldo Cruz, que fica na Rua Treze de Maio, 1815, ao lado do Shopping Paulista para fazer a doação em nome de Noé Rolli.
O estacionamento para doadores é livre.

Seguem abaixo algumas informações para os doadores:

Requisitos para Doação
Estar em boas condições de saúde;
Não estar em jejum. Se tiver almoçado, aguardar no mínimo 2 horas para doar. Se o alimento for muito gorduroso aguardar até 4 horas;
Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
Não ter ingerido bebida alcoólica no dia da doação;
Não ter feito doação de sangue há menos de 2 meses (homem) e há menos de 3 meses (mulher);
Ter idade entre 18 e 65 anos, 11 meses e 29 dias, e peso superior a 50 quilos;
Apresentar RG ou documento oficial com foto.

Doação Passo a Passo
Na recepção do Banco de Sangue você fornece informações básicas: nome, endereço, idade, etc., e apresenta seu RG ou documento equivalente.
Você é submetido(a) a uma triagem clínica, respondendo confidencialmente perguntas sobre sua saúde atual e passada, e sobre fatores de risco para doenças. Serão medidos sua pressão arterial e seu pulso, e será examinada uma gota de seu sangue para medir o teor de hemoglobina ou hematócrito, com o objetivo de determinar se você tem suficiente reserva de glóbulos vermelhos para fazer uma doação.
Se você for considerado(a) apto(a) será encaminhado(a) à sala de coleta. Um profissional treinado fará cuidadosa assepsia em seu braço. Se for doação de Sangue Total, ele colherá cerca de 450 ml de seu sangue por meio de agulha acoplada à bolsa plástica, ambos estéreis e descartáveis. A duração da coleta em geral é de 5 a 10 minutos e você estará sendo assistido(a) durante todo o procedimento. Se for doação de Plaquetas informe-se sobre a descrição detalhada do procedimento.
Após a doação de sangue você descansa cerca de 10 minutos e se dirige à sala de lanches.
Seu sangue será submetido a testes específicos. Além da tipagem (Grupo e Rh), vários exames serão efetuados para evidenciar uma possível infecção por Hepatites B e C, AIDS, HTLV I/II, Sífilis e Doença de Chagas. Veja descrição destes exames em Testes realizados no sangue.
Você receberá pelo correio sua Carteira de Doador.
Se você precisar, peça um Atestado de Doação antes de sair do Banco de Sangue

Testes Realizados no Sangue do Doador
TIPAGEM ABO/Rh(D): teste para determinar seu tipo sangüíneo.
PESQUISA DE ANTICORPOS IRREGULARES: para verificar se você apresenta algum anticorpo anti-eritrocitário adquirido durante a gestação ou transfusão de sangue.
CONTAGEM DE PLAQUETAS: Apenas para candidatos à doação de Plaquetas.
ANTI HIV: Teste para detecção da exposição (anticorpos) ao vírus da AIDS
PCR (RNA) HIV: Teste para detecção das presença do vírus HIV
ANTI HTLV I/II: Teste para detecção da exposição (anticorpos) ao vírus que pode causar um tipo de Leucemia e um tipo de doença neurológica.
ANTI HCV: Teste para detecção da exposição (anticorpos) ao vírus da Hepatite C, uma infecção do fígado.
PCR (RNA) HCV: Teste para detecção da presença do vírus da Hepatite C
ANTI HBc: Teste para detecção da exposição(anticorpos) ao vírus da hepatite B, uma infecção do fígado.
HBsAg: Teste para detecção da presença do vírus da Hepatite B
VDRL ou RPR: Testes para detecção da exposição ao microorganismo causador da Sífilis, uma doença venérea
CHAGAS - HA e ELISA: Testes para detecção da exposição ao microorganismo causador da Doença de Chagas.
Eletroforese de Hemoglobina: Teste para detectar alterações hereditárias da hemoglobina.